EXCLUSIVO: Cadê o Faturamento dos bares do Mané Garrincha?

Confirmada a data da realização do Arbitral do Campeonato Brasiliense de 2015, o blog apurou que diversas questões sobre a prestação das contas da Federação Brasiliense de Futebol referente ao ano de 2013 ainda assombram os bastidores do futebol do Distrito Federal.

Depois do sumiço da volumosa fortuna (R$ 6.948.710.00), proveniente da renda do jogo Santos x Flamengo, realizado em 16 de junho de 2013 no estádio Mané Garrincha, outro misterioso assunto financeiro ligado ao maior palco do futebol candango está intrigando a vários desportistas do futebol local: ninguém assume o destino das arrecadações dos bares do Mané Garrincha referente aos jogos realizados no local durante o ano passado.

O Blog Candangão teve acesso, com exclusividade, a um contrato firmado entre a Federação Brasiliense de Futebol e a empresa Parlamento Restaurante LTDA. De acordo com o documento, a FBF concedeu direitos exclusivos à empresa Contratada para comercializar bebidas e alimentos no Mané Garrincha durante o período do vínculo entre as duas partes, que iniciou em 31/03/2013 e teria sido encerrado em 31/12/2013. As partes poderiam renovar o contrato após o vencimento, o que ainda não é possível dizer se foi feito.

De acordo com esse contrato,  que recebeu as assinaturas  de Jozafá Dantas (presidente da FBF) e de Antônio Carlos Costa Cordeiro (representante da empresa Parlamento Restaurante Ltda), devidamente reconhecidas no 2º Ofício de Notas, a empresa contratada repassaria à FBF, a título de remuneração, com uma importância que seria fixada a cada evento realizado. Ainda de acordo com o contrato, esses pagamentos seriam feitos à FBF num prazo de até dois dias após a realização de cada evento.

Sede da empresa Parlamento Restaurante, localizada no Guará-DF
Sede da empresa Parlamento Restaurante, localizada no Guará-DF

Procurado pela reportagem, o presidente da FBF, Jozafá Dantas, foi econômico e um tanto quanto contraditório ao responder, por e-mail, as cinco perguntas encaminhadas pelo titular do blog Candangão. Nas respostas, o dirigente contradisse o acordo feito entre ele (na condição de presidente da FBF) e a Parlamento Restaurante Ltda, ao negar que a Federação Brasiliense de Futebol tenha sido remunerada pela empresa contratada. Jozafá também afirmou que os jogos realizados no estádio Mané Garrincha, durante o período, não eram de competência da FBF e, sim, da Secretaria Especial da Copa (SECOPA), Ele, no entanto, não esclareceu o porquê da FBF ser parte do contrato de cessão dos bares, uma vez que ele mesmo afirma que tais jogos não eram de competência da entidade gestora do futebol candango.

O blog entrou em contato com a Coordenadoria de Grande Eventos do GDF (que responde pela extinta SECOPA), a quem Jozafá Dantas atribuiu as responsabilidades dos jogos realizados em 2013. Sob a alegação de que não havia conseguido levantar as informações dentro do prazo solicitado, a assessoria da Coordenadoria retornou o contato por volta as 17h e prometeu dar todos os esclarecimentos até as 11h desta sexta.

CONFIRA AS PERGUNTAS ENCAMINHADAS À COORDENADORIA DE GRANDES EVENTOS DO GDF

Blog: Os jogos realizados no Mané Garrincha, durante o ano de 2013, foram de responsabilidade (competência) da Federação Brasiliense de Futebol ou da SECOPA, conforme informou o presidente da FBF, Jozafá Dantas?

Blog: A SECOPA (agora Coordenadoria de Grandes Eventos) tinha ou tem conhecimento desse contrato firmado entre a Federação Brasiliense de Futebol e a PARLAMENTO RESTAURANTE Ltda, dando direitos exclusivos à empresa contratada para comercializar alimentos e bebidas no Mané Garrincha?

Blog: A Coordenadoria de Grandes Eventos sabe informar qual foi o percentual supostamente pago à parte contratante a título de remuneração pele exploração comercial dos bares do Mané Garrincha??

Já Antônio Carlos Costa Cordeiro, representante da Parlamento Restaurante Ltda, não foi localizado para comentar o caso. O Blog Candangão está disponível caso as partes queiram prestar melhores esclarecimentos sobre o caso.

De acordo com levantamento feito pelo Blog, durante a vigência do contrato entre a Federação Brasiliense de Futebol e a Parlamento Restaurante, o Mané Garrincha sediou nove jogos da Série A do Campeonato Brasileiro 2013, com destaque para o duelo Flamengo x Santos; outros nove jogos pelo Torneio Internacional de Futebol Feminino, envolvendo as seleções do Brasil, Escócia, Canadá e Chile, disputado entre 12 e 22 de dezembro de 2013, além da decisão do Candangão 2013: Brasiliense 3×0 Brasília.

Enquanto ninguém assume o destino das receitas dos bares e, principalmente, a quantia possivelmente repassada à FBF, muita gente repete as mesmas perguntas feitas em ocasiões passadas sobre os mais de R$ 6 milhões da renda do jogo Santos x Flamengo. O fato é que existe um contrato garantindo repasses à FBF, mas a entidade não incluiu na prestação de contas nenhum valor arrecado dessa fonte de receita. O mistério fica no ar.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O CONTRATO FIRMADO ENTRE A FEDERAÇÃO BRASILIENSE DE FUTEBOL E A PARLAMENTO RESTAURANTE LTDA.

CONFIRA AS RESPOSTAS DO PRESIDENTE JOZAFÁ DANTAS SOBRE O CASO

BLOG: Como o fato está comprovado, a FBF contratou uma empresa para explorar os bares do Mané Garrincha durantes os jogos naquele local em 2013, qual foi o valor arrecadado em cada uma dessas partidas? Qual foi o percentual pago pela PARLAMENTO RESTAURANTE LTDA à FBF por cada um desses jogos?

Jozafá: Nenhum, pois os jogos citados não foram de nossa competência.

Blog: O referido contrato seria encerrado em 31/12/2013 (vide Cláusula Terceira), mas poderia ser prorrogado caso houvesse interesse das partes. Esse contrato foi de fato prorrogado? Se não foi, qual empresa passou a explorar os bares do Mané Garrincha durante os jogos realizados a partir de 31/12/2013?

Jozafá: O Mane Garrincha é competência da SECOPA.

Blog: Quais foram os critérios adotados pela FBF para dar exclusividade à PARLAMENTO RESTAURANTE para explorar os bares do Mané Garrincha?

Jozafá: Notória especialização.

Blog:  Por que os valores pagos pela PARLAMENTO RESTAURANTE Ltda não estão na prestação de contas do exercício 2013?

Jozafá: Não houve nenhum valor pago.

Blog: Quais os jogos a que se refere as receitas constantes do item 4.1.1.01.00007 do Balanço Financeiro?

Jozafá: Não houve receita.

JOGOS REALIZADOS NO MANÉ GARRINCHA DURANTE O PERÍODO DO CONTRATO ENTRE A FBF E A PARLAMENTO RESTAURANTE LTDA.

SANTOS X FLAMENGO – 16/06/2005:
FLAMENGO 2X2 CORITIBA – 06/07/2013
VASCO 0x1 FLAMENGO – 14/07/2013
FLAMENGO 3X0 ATLÉTICO MINEIRO – 04/08/2013
BOTAFOGO 1X1 GOIÁS – 10/08/2013
FLAMENGO 0X0 SÃO PAULO – 18/08/2013
FLAMENGO 0X1 GRÊMIO – 24/08/2013
VASCO 1X1 CORINTHIANS – 25/08/2013
FLAMENGO 1X1 VASCO – 06/10/2014

Mais 9 jogos pelo Torneio de Futebol Feminino, contra as seleções do Brasil, Escócia, Canadá e Chile, disputado entre 12 e 22 de dezembro de 2013.

Mais a final do Candangão 2013
Brasiliense 3×0 Brasília – 18/05/2013

Share Button