FUTEBOL … Onde os diferentes se encontram

Foto: Foto: Divugação.

No último dia 08 de maio, no Clube da Saúde-DF, tivemos a entrega do Prêmio Melhores do Candangão, uma realização do Blog do Jânio e da FFDF – Federação de Futebol do Distrito Federal, em sua 2ª edição.

Sempre acompanhei o futebol com um olhar mais voltado para dentro das 4 linhas. Mas o evento de premiação do nosso campeonato me fez observar e refletir sobre as diferentes figuras envolvidas no nosso esporte maior. O evento foi uma grande demonstração de Democracia.

Ramon Villar foi um dos apresentadores do evento

A começar pela opção dos que foram convidados e não compareceram, e que perderam a oportunidade de encontrar ali boa parte daqueles que fizeram – e fazem – o futebol do DF. Teve até quem alegou não ir por não ter sido contemplado com prêmio. Ora!!! Esse tipo de atitude não me parece contribuir em nada para o engrandecimento do nosso futebol.

Fica a minha mensagem de que, no próximo ano, compareçam, participem mais e colaborem para mudar o futebol candango de patamar.

Para quem foi, Parabéns!!! Vocês prestigiaram e valorizaram o Prêmio…e por tabela praticaram, inerentemente às suas vontades, um ato de Democracia. Lembro daquele começo dos anos 1980 com a histórica Democracia Corinthiana de Sócrates, Casagrande, Vladimir e cia. – que inflamaram o Brasil numa época em que nosso povo clamava por eleições diretas.

A Democracia aqui está em reunir debaixo do mesmo teto pessoas em situações tão diferentes, com suas idiossincrasias, seus anseios, seus ideais e suas expectativas.

A começar pelas musas do Candangão, que lá estavam desfilando sua beleza, mas que traziam seus sonhos. Aquelas meninas tinham o desejo de ganhar o concurso e, a partir dali quem sabe, galgar novos patamares nesse mundo tão cheio de glamour. Uma delas teve seu sonho realizado ao vencer o certame e, dessa forma, dar um passo adiante em busca de novas conquistas.

E o que falar dos companheiros da crônica esportiva, sempre lutando com muito sacrifício para levar ao torcedor as informações do seu clube do coração… O que falar da emoção daquele garoto que, até outro dia ia até os estádios para acompanhar os jogos das arquibancadas, mas que agora, fruto de muito esforço e dedicação, pôde receber seu prêmio pelo belo trabalho ao microfone narrando os gols do campeonato. Até o representante máximo da crônica esportiva nacional estava lá, oferecendo o prestígio da sua presença.

Os dirigentes dos clubes, cada um com o olhar voltado para o futuro de seu time nos diferentes campeonatos que disputam. Quem tem calendário para o restante da temporada sonha com o acesso à série C do Brasileirão… Para os demais ficou o agradecimento pelo comparecimento e o desejo de que 2018 possa ser bem melhor, podendo montar uma equipe recheada de craques, como foi o caso do campeão candango de 2017… Até a moça abastada e tímida estava lá, recebendo o prêmio para o craque do seu time – e que não pôde comparecer. Quais seriam os sonhos dessa moça? Talvez os mesmos daquela moça cantada em música por Francis Hime? Mas ao final da premiação a democracia lhe permitiu ir embora antes do jantar, afinal peito de frango e lagarto recheado não eram exatamente suas predileções gastronômicas.

Os jogadores presentes foram muitos… Desde o jovem atleta, revelação do torneio, e que sonha um dia ser um novo Daniel Alves… Até o artilheiro do time campeão, já experiente, rodado, tendo atuado mundo afora e com a conta bancária sem sustos.

Ah! Quantos sonhos sobrevoaram aquele lugar naquela noite! Talvez o futebol seja das poucas atividades humanas que permite reunir num só lugar ao mesmo tempo tantos seres diferentes. Que cada um daqueles que lá estiveram possam realizar seus sonhos… Alguns poucos saíram felizes…Para os demais, seguiremos lutando – cada um a seu modo e no seu espaço – a cada dia para que o futebol da Capital Federal possa ocupar novamente um lugar de destaque.

E em 2018 estaremos juntos novamente na 3ª edição dos Melhores do Candangão. Tudo sob os auspícios da Democracia… reunindo os diferentes… e concretizando sonhos !!!

Por Ramon Villar

Share Button