#FALAFERA Nº 11! Início do Candangão 2018 é confirmado para 20 de janeiro


Conforme o blog antecipou, a Federação de Futebol do Distrito Federal apresentou proposta para o Candangão 2018 começar em 20 de janeiro. Por maioria, os representantes dos 12 clubes participaram aprovaram a data do pontapé inicial, bem como a fórmula de disputa que também foi ofertada pela entidade organizadora.

Com relação à fórmula de disputa, será algo bem parecido com o modelo adotado nas temporadas de 2016 e 2017. A diferença é que as quatro equipes com melhor índice técnico terão vantagem de jogar o mata-mata das quartas de final pelo empate no placar agregado, além de pode fazer o segundo jogo em casa. Essa mesma vantagem será considerada até as semifinais, ou seja, dentre as quatro equipes semifinalistas, as duas com melhor aproveitamento na primeira fase jogarão por dois resultados iguais. Nas edições passadas, em caso de empate a disputa terminava nos pênaltis.  Ao final da primeira fase, as duas piores colocadas serão rebaixadas para a divisão de acesso de 2019.

Já na decisão do campeonato, que será disputada em dois jogos, não haverá vantagem. Se houver empate no placar agregado, a disputa do título terminará em cobranças de pênaltis. A proposta foi apresentada por Ari de Almeida, presidente do Ceilândia. Os dois jogos derradeiros serão disputados no estádio Mané Garrincha.

As demais questões relacionadas ao campeonato serão discutidas no segundo arbitral, adiado para dia 6 de outubro, permanecendo no mesmo horário das 10h30 em segunda convocação. O segundo arbitral aconteceria de 18, mas o presidente em exercício da FFDF, Daniel Vasconcelos, sugeriu um prazo maior para a federação elaborar com calma a tabela e a minuta do regulamento que serão submetidos à aprovação dos clubes.

Outra mudança importante é que a ordem dos confrontos para composição da tabela não obedecerá ao ranking da última edição do campeonato. Haverá um sorteio para definição dos confrontos.

Confira mais detalhes no Programa Fala, Fera!

Share Button