Proposta da FFDF para o Candangão 2018 terá poucas mudanças

Lá pelas 10h30 desta segunda-feira (4), depois da chamada em segunda convocação, a Federação de Futebol do Distrito Federal apresentará aos clubes participantes do Candangão 2018 uma fórmula de disputa parecida com a utilizada nos campeonatos de 2016 e 2017. O início do campeonato está previsto para dia 20 de janeiro.

Caso a proposta seja aprovada pela maioria dos dirigentes com direito a voto, os 12 clubes se enfrentarão na primeira fase apenas em duelos de ida, todos contra todos, num total de 11 datas. Ao final da fase inicial, as duas equipes com pior índice técnico serão rebaixadas para a segunda divisão de 2019. Por sua vez, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. 

Na segunda fase, as oito equipes classificadas se enfrentam em duelos de ida e volta, no formato que chamamos de cruzamento olímpico: 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6 e 4º x 5º.

A diferença do modelo anterior é que dentre as oito equipes classificadas para a segunda fase, as quatro primeiras terão vantagem de fazer o segundo jogo do mata-mata como mandantes, além de jogar por dois resultados iguais. Na medida em que avançarem de fase, as equipes com melhor aproveitamento levam consigo essas mesmas vantagens.

Rebaixamento sem alteração
Apesar de ser um desejo quase unânime entre os desportistas locais, não haverá proposta por parte da FFDFD para reduzir o número de participantes da primeira divisão de 2019 (de 12 para 10 equipes).

O departamento jurídico e a diretoria executiva da Federação entendem que a pauta não é de competência do Conselho Arbitral da primeira divisão, mas, sim, da Assembleia Geral que envolve todos os clubes filiados à FFDF. Isto se explica: ao diminuir o número de participantes da 1ª divisão, automaticamente a quantidade de integrantes da divisão de acesso também é alterada.

Considerando a proposta da FFDF, a tendência é que a primeira rodada do Candangão 2018 tenha os seguintes confrontos:

Brasiliense x Samambaia
Ceilândia x Bolamense
Paracatu x Paranoá
Sobradinho x Formosa
Gama x Luziânia
Santa Maria x Real

Share Button