Embora a equipe amazonense esteja liderando o torneio com confiança, há uma batalha acirrada pelo segundo lugar do Grupo C. Ainda no início da competição, os times São Bernardo-SP, Náutico-PE, Botafogo-PB e São José-RS reivindicavam a vaga. Mas depois de seis jogos sem derrota (4 dos quais terminaram em vitória), foi o Operário-PR quem conquistou a vice-liderança do campeonato.
Uma série de vitórias sem derrotas permitiu ao time do Operário-PR subir dez posições, e agora apenas uma vitória o separa de destronar o líder Amazonas na tabela do Grupo C.
Rafael Guanaes, que assumiu o cargo de comandante em 2022, não se surpreendeu com um sucesso tão significativo da equipe, lembrando que tais acontecimentos são naturais para o Grupo C e o sucesso não deve tirar o time do ritmo de trabalho.
Ele afirmou o seguinte: “Na minha opinião, essas são sequências normais e desenvolvimento normal e faseado da equipe. Trabalhamos muito e agora a equipa está pronta para os jogos dentro do seu grupo. Definitivamente, levou tempo e prática, além de entender as características dos times que tinham que jogar. Guanaes também destacou a determinação da equipe e a diligência com que alcançaram seu objetivo.
Nos últimos jogos, o Operário-PR tem apostado em uma defesa eficaz: em 12 partidas, foram marcados apenas 7 gols (ou seja, segundo as estatísticas, um gol foi marcado menos de uma vez a cada 90 minutos). Isso indica que foi escolhida uma forte tática de defesa, com contra-ataques cuidadosos para garantir que a defesa efetiva não fosse perdida. No entanto, Rafael Guanaes observou que foi dada maior atenção à consideração das táticas de ataque ao gol adversário.
Em entrevista, Guanaes disse: “Acho que nosso time está bem equilibrado. Há os que são bons no ataque, e os que são bons nos passes e na defesa. No coração da equipe estão os atacantes de destaque, mas seus talentos também podem ser usados na defesa do gol. Usando as habilidades de cada jogador, podemos escolher uma estratégia eficaz, mostrando o melhor jogo e o equilíbrio certo.”
Rumo ao primeiro lugar do grupo, o Operário-PR tem o Floresta-CE, cuja partida será no domingo, às 16h30, horário de Brasília. O jogo será sediado pela cidade do Paraná, no Estádio Germano Kruger. Apesar da diferença de posições e da força das equipes, Guanaes recomenda não relaxar:
“Estamos enfrentando um jogo difícil contra um time em rápido crescimento que tem um novo técnico e novos jogadores. Respeitamos os nossos adversários e acreditamos que a melhor manifestação disso será a preparação ativa para o jogo. Só posso esperar pela eficácia dos jogadores, seu comprometimento com seu objetivo e perseverança em alcançá-lo.”